20 de março de 2012

Somos gentis?

A gentileza e praticada sem que o praticante a perceba, de livre e espontânea vontade e destruída pelo individualismo

A gentileza é uma das ferramentas do desenvolvimento social. Consegue transformar dificuldades em soluções reais. Quando ser praticada? Não há momento planejado, acontece do nada, o praticante é o homem em pró de sua própria espécie e dos meios físicos que o circula.

Ser gentil é fazer algo sem pensar em troca. É doar sem receber. O ato de gentileza é um sistema parecido com o capitalismo: universal e funciona como a divisão do trabalho em que um indivíduo fornece ao outro, suporte para complementação de seus objetivos. Assim como um deficiente visual precisa de alguém para ajudá-lo atravessar a rua, ele pode doar células troncas compatíveis. Pode ser doador de palavras de autoajuda com intenção de confortar àquele que tem o sistema visual saudável e queixa-se de pequenos paradigmas da vida terrena.

Muitas vezes a gentileza é realizada sem que o praticante a perceba, isto porque esta prática faz parte do seu cotidiano. Enquanto que outra parte perde cada dia mais o hábito de cortesia, tornado-se individualista. Afirmo que a gentileza é um sistema de ação social indispensável e praticado naturalmente. Mesmo que o individual não haja, ele é beneficiado por outras pessoas, de culturas e tradições diferentes.

Os estudos da antropologia afirmam que a natureza não teve "dó" dos primitivos e através de suas “reações naturais” o homem precisava se adaptar para sobreviver - daí o desenvolvimento humano, com o surgimento da linguagem. Para isso, precisou-se da comunicação, com um grau considerado de gentileza para viverem em grupos. Automaticamente acontece o mesmo hoje.

O indivíduo, quando gentil, consegue quebrar paradigmas, vencer dificuldades, alcançar o auge. Consegue conquistar o lado melancólico das pessoas e ser remunerado de alguma forma. A intenção não é mudar personalidades, mas lapidá-las. Afinal, quando perdida, afastam de si aqueles que amam-o. Basta começar usá-la desde então, de maneira que perceba sua intercessão no “sistema da Gentileza”. "chega de venha nós e o vosso reino nada".

JOSEVALDO RIOS 2º ano de Jornalismo, da universidade de Franca-SP

Deixe a sua opinião!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting