20 de março de 2012

Espiral

Gentileza, palavra quase inutilizada nos últimos tempos. Qual gentileza, você, caro leitor, tem praticado ultimamente? Você tem ajudado velhinhas a atravessar ruas?
Pode parecer demagogia, mas simples atos, como esse que acabei de citar, podem fazer do mundo, um lugar bem melhor. Eu sei, eu sei, você já ouviu essa afirmação em inúmeros lugares, mas você a tem praticado? Você busca um mundo melhor?
Dante Alighieri, escritor Italiano do século XIII d. C., afirma em sua principal obra, “A Divina Comédia”, que a gentileza pode tirar você do mundo de dor e transportá-lo ao paraíso. Cliché? Talvez. Mas o fato é que, nós somos seres sociais, por que não se socializar ou interagir? E a melhor forma de interação é, sem sombra de dúvidas, a camaradagem.
Hipocrisia, essa sim, é a palavra da moda. Não só porque todos que nos rodeiam são hipócritas, mas porque os hipócritas são considerados o máximo do poder humano. Os gentis são a escória da sociedade, em que não tirar proveito do próximo é considerado um  pecado para o grande deus do capitalismo. Esse deus que substitui o antigo, aquele que dizia que os gentis herdarão o reino dos céus. Papo furado, diz a sociedade, a economia e aqueles que acham que o paraíso de Dante ou de Deus é obsoleto, como uma das novas tecnologias que se desmaterializam na semana seguinte ao serem lançadas.
O purgatório de Dante é um lugar onde as almas arrependidas buscam a redenção. É o mais próximo que algumas almas chegam do paraíso. Estamos no Purgatório, onde a espiral do arrependimento leva a um lugar melhor? Sim! Mas o problema é o arrependimento, algo impossível de se acontecer na nossa sociedade. Dante está se revirando no túmulo, o purgatório não é aqui. Aqui é o inferno.
Eu, esse pobre articulista, sou gentil? Dante me desculpe, mas provavelmente, não. Eu fui ao inferno de Dante, todos os mortais agonizam, sem esperanças de serem perdoados. O inferno em que, sair na rua pode ser a última coisa que você faz. Isso me deixa, e deixa qualquer ser humano em posição de ataque, pois nesse inferno de pedra, o ataque é a melhor defesa.
Falamos de Dante, de gentileza e do próprio Deus, falemos agora de fatos. Há muito tempo eu não faço nenhum ato gentil, mas tentemos melhorar pelo amor de Dante, se você for ateu, ou pelo amor de Deus se você for mortal.
Diego Costa, 2° Ano Jornalismo. (http://classicoscinema.blogspot.com.br/)


Deixe a sua opinião!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | 100 Web Hosting